quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Rondônia vai mostrar a riqueza que vem do campo


A segunda edição da “Rondônia Rural Show”, projetada para os dias 23 a 26 de maio no Parque de Exposições Hermínio Victorelli no município de Ji-Paraná, está sendo organizada com gosto de sucesso e superação. Este ano, com a previsão de uma boa safra no Estado, produtores rurais, cooperativas e fornecedores do agronegócio, contam com o apoio do Governo da Cooperação.

O primeiro evento desta natureza ocorreu lá na metade da década de 1970, no minúsculo município de Não Me Toque, no interior do Rio Grande do Sul. Espalhou-se pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e chegou à Rondônia mostrando a força e as riquezas que vem do campo.

Neste Estado, até mesmo setores da economia não diretamente ligados ao campo, o comércio, a construção civil, entre outros, beneficiam-se do ótimo momento da produção agrícola. Por tabela toda a cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de insumos aos grandes comércios de máquinas e implementos agrícolas, estão se agregando.

Bons negócios

Cálculos otimistas do secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, ao convocar empresários e produtores rurais para uma parceria positiva, indicam que a “Rondônia Rural Show” pode gerar negócios na casa dos R$ 350 milhões. Será uma marca histórica para uma feira que nasceu grande, orientada para a oferta de tecnologia de ponta ao agricultor da região, de outros polos e até de países vizinhos.

A “Rondônia Rural Show” é o primeiro grande evento de 2013 com lançamentos voltados para agropecuária e ocorre no momento em que os principais clientes já estão em condições de avaliar a produção de suas lavouras e calcular quais os investimentos serão necessários para o próximo cultivo. O evento trará um impacto positivo para a região central, por que não afirmar de todo o Estado.

Prática e dinâmica

Com objetivo de difundir a tecnologia no campo, sem shows, especialidades gastronômicas ou qualquer atração que possa desviar a atenção dos visitantes, o conceito das “feiras tecnológicas” que se espalhou pelo Brasil afora, aportou em Rondônia, que vem despontando como um novo celeiro agrícola e salta na frente na região Norte. Aqui os produtores rurais poderão ter acesso ao que existe de mais moderno no mundo das tecnologias avançadas num local só próximo de suas propriedades.

Para quem conhece o produtor rural, sabe que dificilmente ele acredita naquilo que não visualiza. Por isso a “Rondônia Rural Show” estará trazendo e apresentando as tecnologias modernas de maneira prática, consistente, dinâmica e organizada, propiciando novos conhecimentos. O espaço é democrático, onde o agronegócio coexiste pacificamente com agricultura familiar.

A proposta do governador Confúcio Moura é que, além de buscar as novas tecnologias, a “Rondônia Rural Show” possa atrair e ampliar a atenção do que existe de melhor na feira para as famílias e para a visita dos jovens. A participação da mulher mostrando também o poder das agroindústrias com certeza será outro ponto alto desta feira de tecnologia implementada no Estado, gerando maiores oportunidades aos produtores rondonienses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário