segunda-feira, 22 de abril de 2013

A ARFLORA estará na 2ª Rondônia Rural Show

A ARFLORA - Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Floresta Plantada – irá participar do 2º Rondônia Rural Show que ocorrerá no período de 23 a 26 de maio, em Ji-Paraná, e já no segundo ano, vai apresentar avanços e novidades no setor.

Além da participação, a Associação está intermediando o contato de empresas do ramo de floresta plantada com os organizadores do Rondônia Rural Show, para eles exporem no evento de ji-Paraná.

O presidente da ARFLORA, deputado estadual Jaques Testoni, lembra que em seu curto tempo de existência, a associação já conseguiu o principal objetivo que é viabilizar as leis para o plantio comercial de floresta plantada em Rondônia, e promover eventos que contribuíram para a comercialização de árvores nativas de paricá (pinho cuiabano) plantadas, que estavam apodrecendo em propriedades rurais.

A legalização para a formação da cadeia produtiva, e a viabilidade de comercialização, veiocom a regulamentação da Floresta Plantada para fins comerciais em Rondônia, através do Decreto nº 15.933, de 19 de maio de 2011, e a Instrução Normativa nº 01 da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de 30 do mesmo mês.

Com a nova Legislação, apresentada pelo deputado Jaques Testoni diretamente ao governador Confúcio Moura, árvores exóticas (teca e eucalipto) e nativas (de paricá) ganharam mercado, e já foram exportadas para a Índia e a Inglaterra. Rondônia entrou na lista de estados organizados, e se prepara para entrar definitivamente no mercado nacional e internacional.

Jaques destaca que, atuando em sintonia com a Sedam/RO, a associação já tem números para justificar as ações. “No ano passado foram liberadospara a comercialização 98 mil metros cúbicos de madeira nativa de paricá, que saíram do estado pelo Porto da Capital. Sem a normativa, essa madeira não seria comercializada. Tomamos conhecimento que 12 laminadoras da região da zona da mataforam reativadas para atuarem na margem legal, e isso é muito gratificante”, comemora.

O estande da ARFLORA no Rondônia Rural Show de 2012 foi um dos mais visitados do evento. O slogan “plantar Árvore em Rondônia é um Grande Negócio” soou bem para produtores que tinham o desejo de ampliar a floresta plantada em suas propriedades, e a cadeia em formação é promissora.

A associação presidida pelo deputado ouropretense, tem como vice-presidente o senador Valdir Raupp de Matos (PMDB/RO).A sede da ARFLORA fica em Ouro Preto do Oeste, mas o município de Vilhena é o vanguardista, e está à frente no plantio de florestas para fins c

Nenhum comentário:

Postar um comentário