terça-feira, 9 de abril de 2013

Mais de 400 empresas na 2ª Rondônia Rural Show

A comissão organizadora do Rondônia Rural Show visitou, nesta última semana, empresas que estarão representadas na 2ª edição do evento, em Ji-Paraná. O objetivo é dar andamento aos preparativos da Feira que será realizada no período de 23 a 26 de maio deste ano. Além da participação empresarial o evento contará com oficinas e seminários de orientação e incentivo a inovação tecnológica. 


A Feira de Tecnologias e Oportunidades de Negócios Agropecuários – Rondônia Rural Show é uma iniciativa do governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Regularização Fundiário (Seagri), com o objetivo de oferecer aos agricultores, acesso facilitado ao crédito e às inovações tecnológicas. A primeira edição, realizada no ano passado, superou as expectativas em todos os segmentos negociados durante o evento. Foram mais de duas mil propostas recebidas, mais de 350 tratores vendidos e 186 milhões de reais movimentados. 

Para que essas ações sejam consolidadas, também neste ano, a comissão de organização do evento visitou as empresas que participaram da 1ª Rondônia Rural Show a fim de buscar parcerias e garantir facilidades e oportunidades tecnológicas aos agricultores. Segundo o presidente da comissão, Leonel Amaral, mais de 400 empresas estarão representadas durante o evento  “Já existem promessas de fábricas garantindo às revendas um desconto de 8% para compras de equipamentos”, diz.

Através das ações do governo estadual também estará garantido o incentivo amparado pela lei n.º 655/2012, que subsidia juros para aquisições até o valor de R$ 50 mil, contratados pela linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, a expectativa do governador Confúcio Moura e do secretário Evandro Padovani (Seagri) é movimentar cerca de 300 milhões de reais durante o evento.

PARCEIROS
A 2ª Rondônia Rural Show deve oportunizar aos produtores rurais, desde o de pequeno porte até o de maior poder aquisitivo, acesso ao crédito, às tecnologias de ponta, aos conhecimentos técnicos avançados e à troca de informações em busca de uma produção com qualidade e sustentabilidade. Para isso, estão sendo convocados para participar do evento parceiros como: prefeituras e câmaras municipais, Emater, Idaron, Sebrae, instituições financeiras, associações, sindicatos, cooperativas e todos os segmentos responsáveis pelo setor produtivo no estado.

Entidades federais como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Agricultura (Mapa) terão papel importante na realização do evento. Na edição de 2012 a participação do secretário Nacional da Agricultura Familiar, Laudemir Muller, e do assessor especial do ministro Mendes Ribeiro Filho, Francisco Jardim, fortaleceram o evento que entrou para o calendário nacional de feiras de tecnologia voltadas para o agronegócio e à agricultura familiar. O senado e a câmara federal também se fizeram presentes trazendo para dentro da 1.ª Rondônia Rural Show uma audiência pública da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária para debater as políticas agrícolas do país. 

Para consolidar essas parcerias, além de visitar as empresas o presidente da comissão de organização do evento, Leonel Amaral, pediu um espaço durante uma reunião da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), em Ouro Preto do Oeste, para solicitar aos prefeitos apoio para a participação dos agricultores de suas regiões. Para ele é preciso que todos os parceiros atuem unidos, pois todos serão beneficiados. “A Rondônia Rural Show é uma feira de grande promoção de crédito e todo o estado estará presente”, diz.

EXPORTAÇÃO
Durante os quatro dias de realização da 2ª Rondônia Rural Show serão disponibilizadas cinco salas que estarão apresentando, simultaneamente, oficinas e palestras com temas referentes às inovações tecnológicas e técnicas agropecuárias. Uma das novidades está na realização do Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), cuja 54ª edição será realizada no dia 24 de maio, dentro da Feira.
O Agroex é um evento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a missão de disseminar informações estratégicas a fim de estimular o aumento da participação do agronegócio brasileiro no mercado internacional. A realização desse Seminário em Rondônia conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), através da Coordenadoria de Assuntos Internacionais de Rondônia (Cointer).
Em reunião com a assessora técnica do Mapa, Rosilene Lozzi Bandera, e participação de Carlos Lira e Sérgio Souza, respectivamente presidente e diretor executivo da Associação Rural de Rondônia, Fernando Correia dos Santos (Sedes/Cointer) e Leonel Amaral (Seagri), foram definidas as competências e os temas dos painéis a serem apresentados na Rondônia Rural Show. Para este evento já estão garantidas palestras como: “Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro”; "Valorizando o produto com uso da indicação geográfica na agropecuária”; “Principais exigência sanitárias e fitossanitárias do mercado internacional”; “Aspectos relevantes do processo exportador” e “Caminhos para exportar: o passo a passo para exportação do agronegócio”.
VipFesta: www.vipfesta.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário